Real Madrid Baloncesto vence o Olympiakos da Grécia e é pela 9ª vez Campeão da Euroliga de Basquete este da temporada 2014/2015
https://madridistasbrasil.blogspot.com/2015/05/real-madrid-baloncesto-vence-o.html
É CAMPEÃO ! Após vinte anos de espera e dois "Rubinhos Barrichellos da vida" na Euroliga (dois vice-campeonatos da Euroliga, só pra descontrair pessoal, o clima tem de ser de felicidade pura). O Real Madrid Baloncesto derrota os gregos do Olympiakos Piraeus da Grécia por 78-59 e fatura pela nona vez em sua história, o título da Euroliga de Basquete em Madri. Damos destaques às atuações do argentino ala-pivô merengue Andrés Nocioni "Chapú" (MVP da Final com 12 pontos e 8 rebotes) e do ala-armador norte-americano Jaycee Carroll (16 pontos, 11 só no terceiro quarto). Dando também destaque ao belo trabalho coletivo da equipe merengue no jogo que foi circunstancial para a conquista do torneio europeu de clubes , e claro, a terceira conquista da equipe na temporada contando com a Super Copa da Espanha e a Copa do Rei (ambas vencidas em frente ao Barcelona).
E reforçando, esta é a nona conquista européia da equipe merengue que não obteve esse título em mãos desde 1995 quando venceu o mesmo Olympiakos Piraeus na ocasião, entretanto nos anos anteriores bateu na trave duas vezes. Em Londres 2013, para o mesmo Olympiakos da Grécia e 2014 em Milão, em frente ao Maccabi Tel-Aviv de Israel, mas esse ano em Madri não escapou literalmente É NOSSA ! Também menciono que com a conquista do título, o Real Madrid Baloncesto ganhou o direito de ir disputar em outubro, o Torneio Intercontinental de Clubes da FIBA (considerado o "mundial de basquete de clubes") contra justamente uma equipe brasileira, o Bauru (time do interior do estado de São Paulo que é o atual campeão da Liga das Américas) as datas do jogo ainda não estão definidas.
O JOGO
"Sem sacrifícios, sem vitória", tinha que ser assim para começar firme o jogo, a equipe do Real Madrid não mediu esforços para se equiparar aos gregos do Olympiakos, os merengues foram uma mescla de tensão, intensidade e uma enorme igualdade diante de seus adversários, Carroll e Reyes a favor do Real Madrid já foi abrindo vantagem , rapidamente os gregos reagiram com 10 pontos que tomaria as iniciativas do jogo após Llull acertar um belo arremesso de três até o fim do quarto (15-19 para Olympiakos).
Com Ayón e Bourousis no banco já com duas faltas cada um, a solução vinha da Argentina... Nocioni, ganhando rebotes na raça e no coração dando uma dose extra de caráter somente crescendo na defesa e Rivers rápido e fugaz no ataque entretanto do lado dos gregos, um jogo mais truncado e com faltas antidesportivas dando um ritmo pausado ao jogo com vários tempos técnicos, mas logo os merengues deram boa resposta com Jonas Maciulis dando um novo fôlego a partida a deixando de volta novamente dinâmica, o lituano merengue fez nove pontos e errou um arremesso no quarto, mais que o suficiente para dar a vitória do quarto ao Real por 35-28 para o delírio da torcida madridista no Ginásio Palácio dos Desportos (oficialmente Barclaycard Center).
Na volta do intervalo, Olympiakos voltou com vontade de virar o jogo a favor deles e de fato aconteceu (40-41) graças a bela atuação de Hunter até o momento, mas aí rapidamente no quarto, o jogo coletivo do Real apareceu e graças a bela atuação de Carroll acertando arremessos importantes (11 pontos só neste quarto), o jogo foi bem encaminhado neste quarto com vitória merengue por 53-46.
A partir daí, se viu que o filme de Londres em 2013 não iria se repetir de forma alguma graças a sua defesa liderada por "Chapú" Andres Nocioni com uma bravura imensa e anulando perfeitamente Spanoulis (a estrela do Olympiakos com apenas 3 pontos na partida) com uma série de rebotes e tocos em cima dos pivôs gregos, aliás foi claro vista cada vez no decorrer do quarto a apatia grega em acreditar na vitória , Llull com 12 pontos até então acertado uma cesta magnífica de longe da linha de três pontos... A torcida merengue embalada no ritmo "Como no te voy a querer" essa noite do dia 17 de Maio de 2015 entrou pra história com uma vitória em 78-59, Real enfim vencia os fantasmas de 20 anos sem títulos e de 2 finais de Euroliga perdidas de forma consecutiva e enfim pode soltar o grito de "CAMPEONES de EUROPA" #LaNovena é NOSSA ! #HalaMadrid.
Ficha técnica:
REAL MADRID 78 (15+20+18+25): Llull (12), Rudy (7), Carroll (16), Reyes (2) y Ayón (2) --cinco inicial--; S. Rodríguez (11), Nocioni (12), Maciulis (9), Rivers (5), Slaughter (2), Bourousis (-) y Campazzo (-).
OLYMPIACOS 59 (19+9+18+13): Dunston (4), Spanoulis (3), Printezis (11), Mantzaris (1) y Darden (-) --cinco inicial--; Petway (2), Hunter (10), Papapetrou (-), Sloukas (10), Agravanis (-), Lafayette (1), y Lojeski (17).
Lucas Matheus