Benítez : Estar de volta ao Real Madrid é a realização de um sonho
https://madridistasbrasil.blogspot.com/2015/06/benitez-estar-de-volta-ao-real-madrid-e.html
Rafa Benítez deu uma entrevista para o site do Real Madrid onde contou como é estar de volta a sua casa, o novo técnico blanco disse estar muito feliz lembrou de sua primeira passagem pelo clube e também falou sobre o futuro.
Depois de algumas semanas após ser apresentado, quais são as suas sensações em voltar ao Real Madrid e dessa fez para treinar o time principal
É difícil explicar em poucas palavras mas no dia ouvi alguém falando sobre "o retorno de um homem a sua casa". É a realização de um sonho estar de volta, entre outras coisas do género. Devo admitir no fundo é um pouco de tudo uma mistura de emoções, no dia da apresentação me veio a memória os treinos que fazia no pequeno campo onde agora é a La esquina del Bernabéu. As goras que passava debaixo de um dos sanitários, as corridas pela castellana depois de sair do treino da velha cidade deportiva. E de chegar de pressa ao estádio para pegar lugar nas primeiras filas para ver o time principal. Enfim muitas recordações que se amontoam e que ao mesmo tempo mostram a grandeza desse clube.
Falando de grandeza e evolução quais foram suas impressões sobre a cidade Real Madrid ?
Como estão distantes os campos pelados da vela cidade deportiva. Com seis bolas para todos, as discussões, de quando treinava os juvenis para podermos usar o campo relvado quando chovia por sorte ou azar, pela minha experiência e idade vi muitos centros deportivos. Mas a cidade Real Madrid em Valdebebas é espectacular. A qualidade dos campos, vestiarios e das residências da equipe principal e da cantera foram cuidados ao máximo. Estou ansioso para começar a viver o dia dia na cidade Real Madrid .
Você está em Liverpool passando uns dias com sua família e está sempre em contato com o clube. Como estão sendo esses primeiros dias ?
Há algum tempo me ligou um amigo meu treinador inglês e disse: hoje é dia dos pais e nos estamos sempre trabalhando. De certa forma é assim, depois de alguns anos longe de casa procuro estar o maior com minha esposa e minhas filhas. Mas por outro lado sempre estou em contato com a minha equipe para organizar o trabalho e nos preparamos para a nossa nova aventura.
Falamos com os responsáveis de todos os departamentos para ouvir e transmitir ideias. Do departamento de analise ao material necessário para a pré temporada na Austrália e na Ásia, quais jogadores poderão viajar enfim são muitas coisas que requerem atenção e não descuidamos.
Sobre a pré temporada na Austrália e na Ásia como encara essa primeira missão no comando do Real Madrid ?
Com entusiasmo e responsabilidade de representar o clube no mundo Estamos plenamente conscientes do que significa o Real Madrid para milhões de fãs de todos os continentes.
Nos aspectos de futebol já tem alguma ideia de como vai jogar o seu Real Madrid ?
Tal como disse no dia da minha apresentação, os jogadores marcam em grande medida, a forma como vai jogar. Temos jogadores ofensivos, pelo que a nossa ideia de jogo será ofensiva. Há, no entanto, que saber distinguir entre modelo e sistema de jogo. Muita gente acha que a posição dos jogadores no campo, 1-4-4-2, 1-4-3-3, é um modelo de jogo, mas não é bem assim. O nosso modelo de jogo será baseado em produzir um futebol ofensivo, ter bola sempre que possível, atacar fazendo a bola circular com rapidez, procurando não perder o equilíbrio entre o ataque e a defesa, ter uma agressividade positiva e, se for necessário, adaptar-se a diversos sistemas. Tentaremos impor o nosso futebol, mas teremos de ter a capacidade de gerir outras alternativas quando tal for exigido. Essa é a diferença entre modelo de jogo, no nosso caso basicamente ofensivo; e sistema de jogo, que tem a ver com a posição dos jogadores no campo.
Os fãs questionam se vamos ver muitas mudanças em determinadas posições de alguns jogadores em campo ?
Como comentamos antes, desde o primeiro momento, tanto a minha equipa técnica como eu, estamos em contato com os jogadores Por isso, posso desde já dizer que a disposição que eles me demonstraram tem sido excelente. Sergio, Iker, Cristiano, Bale, Pepe, Varane… enfim, todos, têm sido excelentes. O primeiro que fiz foi ouvi-los, saber o que esteve bem e o que esteve mal no ano passado, as suas sensações, o que se pode melhorar segundo as suas opiniões e o que gostariam que se fizesse nesse sentido. iz o mesmo com todos os técnicos e profissionais do clube e, recolhida toda a informação, quando nos juntarmos decidiremos o melhor para a equipa e para cada um deles. Vi em todos eles uma belíssima disposição e fizemos questão de lhes dizer que todos os técnicos estarão atentos a tudo aquilo que necessitem. Estamos em permanente contacto com os lesionados, para ganharmos o maior tempo possível antes de iniciarmos os treinos. Quanto a quem irá jogar e em que posição, como disse, teremos de nos juntar, treinar juntos e depois decidiremos. Iker, Sergio, Cristiano, Isco, Bale, ao contrário do que se diz por aí, nenhum deles “exige” jogar nesta ou naquela posição; entre outras coisas porque ainda temos de decidir qual o sistema mais adequado para aproveitar ao máximo o potencial de cada jogador. Eles têm de se sentir cómodos e motivados no campo para nos dar o melhor deles.
O verão período é um período de contratações vamos ter caras novas ?
Claro que sim. Danilo e Casemiro, por exemplo, são jogadores que serão importantes e o clube trabalha todos os dias no sentido de elevar o nível desta equipe, com alguma incorporação que nos possa ajudar a enfrentar os desafios. Mas importa dizer que melhorar o atual elenco do Real Madrid é tremendamente difícil. Esta equipe já ganhou tudo e demonstrou o nível que tem. Os fãs podem ter a certeza de que este plantel terá o nível competitivo exigido pelo clube.
Alguns jogadores estão se recuperando de lesões é algo que preocupa ?
O que me preocupa é que todos os lesionados sejam capazes de recuperar o quanto antes. Todos os treinadores têm essa preocupação. Desde o primeiro instante deixei claro o seguinte: há que fazer todos os possíveis para que os jogadores estejam nas melhores condições físicas e durante o maior tempo possível. Para isso, entendo ser fundamental a comunicação e a coordenação entre os médicos, os fisioterapeutas, os preparadores físicos e os treinadores. Os preparadores físicos trabalharão com um só e o diálogo com a equipe médica será permanente, partilhando toda a informação e conhecimentos que possuam, para que os jogadores estejam nas melhores condições possíveis. As mudanças criam sempre algum transtorno, mas o que todos queremos é o melhor para o clube, para que tudo possa funcionar correctamente. Os jogadores terão de estar sempre bem; essa é a chave de tudo e a nova estrutura persegue esse objetivo.
Você sente que está otimista e com as ideias claras ?
Gosto de ser assim. Em toda a minha trajetória tive a sorte de ter gente capacitada à minha volta. Sabemos o que queremos e sabemos adaptar-nos às diferentes situações. O Real Madrid é um grande clube, que tem uma grande equipe, uma exigência máxima e atrai a atenção de todo o mundo. Assim sendo, procurando fazer as coisas em conjunto, com normalidade, tudo será mais fácil. Contrataram-me para assumir responsabilidades e é isso que farei. Procuraremos criar um ambiente de trabalho que nos permita obter resultados. Por isso, estou optimista, pois temos os meios, a capacidade, a entrega e a dedicação que nos irão ajudar a atingir os nossos objetivos.
Por; Kamilly Medeiros